dicas para o tempo de aulas.

"Este é o nosso ano lectivo. O ano em não vamos chegar atrasadas. O ano em nos vamos organizar melhor. O ano em que vamos melhorar as vossas notas." Estes são os pensamentos que temos assim que se aproxima o regresso às aulas mas que maior parte das vezes não passam disso mesmo, pensamentos. Para que isso não aconteça e estes se realizem, hoje trago-vos uma série de dicas para colocarem em prática e que vos vão ajudar a ter umas manhãs descomplicadas, melhores notas e dias sem stress desnecessário.

No dia anterior:
1. Preparar a mochila ou o material que temos que levar no dia a seguir é fundamental. Além de não nos fazer perder tempo de manhã ainda evita que nos esqueçamos do estojo ou de um livro ou de um dos cadernos. É uma regra básica mas que me atrevo a dizer que muitos de nós - eu incluída - não cumprimos todos os dias mas que faz mesmo a diferença principalmente na manhã seguinte. Quem é que nunca chegou atrasada porque andou a manhã toda à procura de um livro que não encontrava?

2. Deixar a roupa escolhida na noite anterior também é uma dica que já estamos fartas de ouvir mas que mais uma vez desvalorizamos. Devemos pelo menos pensar mentalmente no que vamos vestir e verificar se essa roupa está lavada, seca e passada. Evita dramas matinais como acharmos que não temos nada para vestir e o facto de experimentarmos cinco camisolas diferentes frente ao espelho. Novamente, uma dica essencial para não perdermos tempo de manhã.
3. Para ganharmos mais uns minutos na cama de manhã, um dos truques é lavar o cabelo à noite. Entre champô, máscaras hidratantes, óleos para as pontas e ainda o processo de secar, arranjar o cabelo pode ser bastante demoroso. Se o fazemos de manhã ou acordamos mais cedo ou chegamos atrasadas ou andamos o dia todo a reclamar porque não tivemos tempo de o arranjar como queríamos. Pessoalmente acho que fica mais bonito se o lavarmos de manhã mas sem dúvida que é mais prático e aconselhável fazê-lo à noite. 

De Manhã:
1. Tomar duche depois de acordar é um óptimo truque para começar o dia de forma mais relaxada e enfrentar o dia com mais energia. Uma dica para não demorar muito tempo é colocar um playlist com a duração exacta do tempo que pudemos demorar, assim sabemos que quando a música acabar está na hora de sair do duche. Esta estratégia também é óptima para controlar o tempo de todas as coisas que temos de fazer de manhã.

2. É certo e sabido que o pequeno almoço é a refeição mais importante do dia e por isso deve ser uma das nossas prioridades de manhã. Além de ser vantajoso para a nossa saúde, tomar um pequeno-almoço equilibrado e rico contribui também para o nosso bem-estar e para a maneira como encaramos o dia. Existem imensas opções saudáveis e rápidas de preparar desde iogurtes com fruta e cereais a tostas com compota e sumos naturais. Reconheço que não sei o que é sentar-me para tomar o pequeno almoço - aliás, existem imensos dias em que acabo por não comer nada - mas quero muito mudar isso este ano. 
Maquilhagem e Cabelo:
1. Para os dias em que não temos tempo de lavar o cabelo à noite e as manhãs não chegam para o podermos lavar, o champô seco será o nosso melhor amigo. Demora segundos a aplicar e o resultado é um cabelo fresco e solto como se tivesse sido lavado. É o produto ideal para ter à mão em casos de emergência.

2. No que diz respeito à maquilhagem devemos ser práticas mas não temos que dizer não aos produtos que consideramos essenciais. Uma pele perfeita com direito a base, a corrector e a pó compacto acompanhada de uma máscara de pestanas para abrir o olhar e um batom nude pode ser o look perfeito e demora cinco minutos a fazer. Se não tivermos cinco minutos acho que os nossos essenciais devem recair na máscara de pestanas e no corrector de olheiras ou apostar num batom vivo pois dão de imediato um efeito acordado e arranjado.
 1. Klorane; 2. Batiste; 3. Syoss; 4. BB Cream - L'oréal Nude Magic; 5. Corrector - Benefit Boi-ing
6. Máscara de Pestanas - Maybelline Lash Sensational 7. Pó Compacto - Rimmel Stay Matte;
8 - Batom - NYX; 9. Escova - Tangle Teezer 10. Elástico de Cabelo - Invisibobble;
11. Elásticos Pequenos - Clair's

3. No que diz respeito ao cabelo existem imensos penteados - coques, tranças, semi-apanhados, rabos de cavalo - que podemos fazer de manhã sem demorar muito tempo. Podem resolver um bad hair day, disfarçar o cabelo oleoso ou apenas dar um up ao visual num dia em nos apeteça usar algo mais elaborado.

Estudo:
1. A organização é a base de tudo. Invistam em tudo o que sejam separadores, portefólios e pastas para poderem ter fichas, fotocópias e apontamentos organizados, vão ver que é muito mais fácil estudar assim. Comprem agendas, calendários ou um caderno de apontamento para escreverem tudo o que têm de fazer. Podem ainda construir o vosso próprio planner onde podem definir o que têm a fazer por dia e ainda anotar testes, exames e trabalhos. Durante o estudo a organização também é essencial por isso marquem as páginas mais importantes, sinalizem a matéria em que têm mais dificuldade ou aquela que acham que precisam de rever. Os vossos melhores amigos vão ser os post-its, os marcadores de páginas e as canetas fluorescentes.
2. Escrevam bastante. Está provado que o nosso cérebro retém mais facilmente a matéria se a escrevermos. Escrever algo apenas uma vez corresponde a lê-la sete vezes e é ainda uma forma mais organizada de raciocinarmos, de relacionar a matéria e de tirar conclusões pois podemos sempre acrescentar notas, sublinhar partes importantes e até colar post-its com informações adicionais ou dúvidas por cima.

3. Enquanto fazia a pesquisa para esta publicação descobri a Técnica do Pomodoro. Não sei como é que me não me tinha deparado com isto antes visto que foi inventada em 1980 mas vou começar a usar já neste ano lectivo. Esta estratégia tem como base cronometrar o nosso tempo de estudo e em fazer pausas de três a cinco minutos a cada 25 de estudo. Ou seja, estudam 25 minutos sem interrupções e quando o despertador tocar fazemos uma pausa de cinco minutos na qual podemos fazer o que quisermos - comer, ir ao Instagram ou ver um vídeo no Youtube. Quando o despertador voltar a tocar e a pausa acabar voltam a estudar mais 25 minutos e assim sucessivamente. Quando tiverem feito cinco períodos de 25 minutos, a pausa aumenta para 15 a 25 minutos e voltam a começar do início.
4. Para terminar, deixo-vos com algumas aplicações grátis que podem ser muito úteis na organização do estudo, na procura de apontamentos feitos por outros estudantes (Study Blue), na marcação de testes e trabalhos, na resolução de problemas matemáticos e até uma aplicação que promete não nos deixar dormir - a Alarmy. Consiste em, para desactivar o alarme, termos de tirar uma fotografia a um objecto previamente definido. Por exemplo, se escolhermos o lavatório da casa de banho, temos de nos levantar e tirar uma fotografia ao lavatório da nossa casa de banho para o alarme parar de tocar. Parece-me eficaz!

Espero que tenham gostado da dicas. Beijinhos

Share:

2 Comentários

  1. This post is awesome!!!
    Hi dear! You have a fantastic blog, I really love it!!!
    Do you want to follow each other? Let me know
    HAPPY WEEKEND
    xoxo
    http://stylishpatterns.blogspot.com.es/

    ResponderEliminar
  2. Adorei todas as dicas! Não podia estar mais de acordo! Também fiz um parecido no meu blog, se quiseres dá uma vista de olhos!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar