Ciências da Comunicação

Há um ano atrás decidi o meu futuro assim que coloquei como primeira opção o curso de Ciências da Comunicação na Universidade Nova de Lisboa. Agora, depois do primeiro ano concluído com sucesso, não há um minuto em que me arrependa da minha escolha e na qual não sinta que estou no sítio certo.
Existe pouca - ou nenhuma - informação dada por alunos acerca do curso e acho que esta pode ser uma publicação valiosa para futuros alunos ou para quem ainda não tomou uma decisão. Já a algum tempo que vos queria trazer este assunto aqui no blog e esta pareceu-me a altura certa.
O curso de Ciências da Comunicação é direccionado para todas as áreas onde a comunicação é o ponto central, seja ela feita por imagens, diálogo ou texto. Ao escolherem esta área na UNL têm à escolha quatro rumos diferentes: Jornalismo, Comunicação Estratégica (Marketing, Publicidade e Relações Públicas), Cultura e Artes e por último Cinema e Televisão. Podemos terminar o curso especificados em uma das áreas ou então em duas delas, consoante as escolhas de cadeiras que façamos no segundo e terceiro ano. De forma resumida e extremamente prática isto é o curso de Ciências de Comunicação na Universidade Nova de Lisboa.
O curso pertence à Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - FCSH - e é, segundo os rankings, a número um do país na área da comunicação. Não considero que seja a que melhor nos prepara para o mercado de trabalho - pelo menos no primeiro ano - mas é sem dúvida a que apresenta mais nome e mérito, o que me levou a colocá-la como primeira opção. 
Relativamente às cadeiras do primeiro ano posso-vos dizer que são cadeiras gerais, essencialmente teóricas e que abrangem todas as sub-áreas do curso. Houve umas que adorei e outras que apenas suportei. É normal que assim seja visto que são cadeiras obrigatórias, muitas vezes inúteis para a área que pretendemos seguir no final do curso. As minhas cadeiras preferidas foram Teoria da Notícia e Economia mas acho que em todas as cadeiras houve pelo menos um tema ou texto que gostei de estudar e que se revelou interessante. Claro que também houve aquelas que só de ouvir falar já me apetecia cortar os pulsos, como por exemplo Semiótica. Aquela cadeira que até tem alguns conteúdos interessantes, que já está feita mas que continuo sem perceber muito bem. Todos temos essa cadeira.
Acho que é importante ter em mente que é um curso de comunicação e não apenas um curso de jornalismo ou um curso de marketing e por isso é natural que as cadeiras obrigatórias sejam mais gerais. No segundo e terceiro ano já temos a possibilidade de escolher algumas cadeiras consoante as nossas preferências e a área que queremos seguir. 
Para finalizar posso-vos dizer que não considerei o primeiro ano difícil, no verdadeiro sentido da palavra, mas caracterizo-o como trabalhoso. Foram algumas as noites a dormir duas horas para conseguir entregar todos os trabalhos e para simultaneamente estudar para as frequências. Mas valeu a pena.

Share:

5 Comentários

  1. Acredita que sentires que estás no sítio certo e que fizeste a escolha certa é de valorizar. Não acontece a toda a gente :)

    MY KIND OF JOY

    ResponderEliminar
  2. também gostei mais de TN e Economia :) e estou contigo em Semiótica ... ainda gostava de saber para que serve/o que é!

    ResponderEliminar
  3. Uma das minhas opções para candidatura para a faculdade também era esta mas depois no final já não pus, pois encontrei outros cursos que eu adorei! Espero conseguir entrar no curso que eu realmente quero!
    Beijinhos
    http://that-g-i-r-l.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desejo-te muita sorte nesta etapa. Beijinhos :)

      http://batomebotasdatropa.blogspot.pt/

      Eliminar
  4. Tirei ciências da comunicação na FCSH tal como tu. Se soubesse o que sei hoje, talvez tivesse investido na vertente de comunicação estratégica ou rntão teria tirado o curso de comunicação empresarial.
    Por pouco não nos cruzámos. Saí no ano que entraste :)

    ResponderEliminar